- 95 students
- 0 lessons
- 0 quizzes
- 0 week duration
-
1 - Introdução ao FL Studio
Neste capítulo, será coberto a interface primária do FL Studio e suas principais telas. Este capítulo é feito para que o usuário não se perca tão facilmente enquanto usa o programa.
-
2 - Teoria Musical 1
Neste capítulo será ensinado Teoria Musical de uma forma completamente desvirtuada dos ensinamentos clássicos. Aqui você aprenderá conceitos de composição de melodia e harmonia que facilitam na hora de criar suas notas no Piano Roll, fazendo com que o aluno nunca faça uma sequência melódica considerada ”dissonante”.
-
3 - Teoria Musical 2
Neste capítulo o ensino de Teoria Musical Clássica será comprimido para que os ensinamentos do capítulo anterior possam ser aproveitados.
-
4 - Introdução ao Mixer
Neste capítulo, o aluno aprende à manusear o Mixer de diversas formas, sejam elas para ajustes ou para aplicar efeitos.
-
5 - Introdução à Síntese
Capítulo puramente teórico. Demonstração de ondas notáveis e suas propriedades. Princípio de harmônicos e ondas mais complexas. Introdução às ideias de modelo aditivo e subtrativo.
-
6 - Síntese Aditiva
Capítulo prático, onde é ensinado o uso do sintetizador Harmless, nativo do FL. ́E ensinado também nomenclatura básica de instrumentos sintetizados.
-
7 - Introdução à Mixagem
Neste capítulo é demonstrado vários métodos de Mixagem diferentes. Ao completar este capítulo, o aluno conseguirá mixar qualquer música e terá conhecimento de métodos profissionais de mixagem para distribuição.
-
8 - Compressão e Masterização
Neste capítulo é ensinado a técnica e importância da compressão em áudio, assim como fazê-la utilizando o Maximus, plugin nativo do FL.
-
9 - Qualidade de Produto
Neste capítulo revisamos a qualidade geral de playback do FL, assim como a qualidade de exportação e parâmetros de exportação e branding. É ensinado como criar um vídeo da sua música.
-
10 - Sampling
Neste capítulo veremos o uso do Sampler para manipular samples das mais diversas formas. Veremos ferramentas de sincronia e gravação também.
-
11 - Técnicas Avançadas de Mixer
Veremos técnicas de interligamento de canais e suas vantagens e facilidades. Demonstra organização usando Docking e o modo vetorial.
-
12 - Hardware e Execução
Este capítulo é para os alunos que tiverem hardware externo que desejam ligar no FL para melhorar sua experiência. Microfones e instrumentos estão inclusos, já que será ensinado como gravá-los. (Launchpads e modo Performance não inclusos).
-
13 - Técnicas Avançadas de Compressão
Veremos aqui como usar interligamento do Mixer para estender nossa capacidade de compressão e segmentação da música. Será ensinado como é realizado a Compressão por Sidechain.
-
14 - Saúde Auditiva
Descrição de como o ouvido humano funciona, tanto em quesito técnico quanto em quesito para a saúde. Será ensinado jeitos de manter a saúde dos ouvidos e de re-adaptação.
-
15 - Sound Design 1 (Aditiva e Subtrativa)
Neste capítulo aprenderemos sobre Síntese Aditiva e Subtrativa usando o sintetizador Harmor, nativo da Image-Line. Cobriremos a aba principal, a aba de FX e a de IMG.
-
16 - Reprogramação de Sintetizador
Neste capítulo, mostraremos como sintetizadores de alto nível podem ter suas ferramentas e controladores internos reprogramados usando o Harmor e a aba ENV e ADV.
-
17 - Nomenclatura Avançada
Neste capítulo, será ensinado outros tipos de sons usados em diferentes estilos musicais.
-
18 - Sound Design 2 (FM e RM)
Neste capítulo estudaremos as sínteses RM e FM usando o sintetizador Sytrus.
-
19 - Mixagem Espacial 1
Neste capítulo aprenderemos que só os conceitos de Volume e Compressão e Importância Espectral não cobrem todos os problemas que vierem à surgir em projetos mais complexos. Algumas músicas possuem instrumentos que simplesmente não querem ser grudados de nenhuma forma. Mixagem Espacial é a ciência que trabalha para separar instrumentos um do outro usando Stereotização.
-
20 - Processamento em Camadas
Neste capítulo, será descrito o uso do Patcher e suas utilidades para processamentos em camadas e paralelo.
-
21 - Automações Avançadas
Neste capítulo, será ensinado métodos de controle automático usando plugins no Patcher. Veremos o uso do Fruity Envelope Controller, Fruity Keyboard Controller, Fruity Peak Controller, VFX Level Scaler e VFX Keyboard Splitter
-
22 - Interface de Controle de Plugin
Neste capítulo será mostrado o Dashboard do Patcher, para a criação de interfaces controladoras que se comportam como um plugin totalmente customizável pelo usuário.
-
23 - Mixagem Espacial 2
Neste capítulo introduziremos o conceito de Mid/Side e formas de usá-lo para alterar a ambiência de um som, assim como seu uso em Mixagem, assim como o capítulo passado mencionava.
-
24 - Sound Design 3 (Wavetables)
Neste capítulo estudaremos o uso de sintetizadores por Wavetables, usando o Serum como exemplo.
-
25 - Modulação de Formantes
Neste capítulo aprenderemos a técnica de Vocoding, usando o plugin Vocodex. Também técnicas de modulação para voz. Técnicas de modulação para sons abstratos. Correção tonal para voz.
-
26 - Amostragem Digital
O capítulo mais teórico e complexo de todos, sem dúvidas. Aprenderá como funciona áudio no mundo digital, como ele é processado e como os modelos de síntese, espectrografia e qualidade funcionam.
-
27 - Clipping e Aliasing
Capítulo que mostra defeitos no mundo digital e como contorná-los da melhor forma possível.
-
28 - Distorção Digital
Demonstra como vários tipos de distorção funcionam de forma técnica e baseada em exemplos.
-
29 - Visualização Sonora
Este capítulo ensina produtores a entenderem um som sem precisar ouví-lo, ensinando assim, técnicas visuais de se estudar um som e predizer a sonoridade de diferentes ondas, sem precisar até mesmo de uma visão espectral.
-
30 - Convolução Digital
Este capítulo ensina como reverb e convolução funcionam, podendo assim entender métodos mais precisos de se aplicar ambiência usando o Fruity Convolver.
3 thoughts on “Qualidade Geral”
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Olá professor, boa noite! Maciel aqui. Fiquei com uma dúvida neste vídeo Qualidade Geral-cap9. Sobre o uso do Sample rate 44100Hz padrão citado. Tipo, tenho uma interface de áudio focusrite-Scarlett, (antiga em termos), mas que funciona com um mixcontrol dela instalado, e o sample rate dela a 96000Hz já configurado. Já coloquei tanto 44.1, 48 e 96.0 na interface, pude perceber que aumenta a qualidade sonora(ou estabiliza pra melhor), fiz os testes mudando no FLStudio, o que gerou alguns estalinhos, e regulagens no buffet lenght. A pergunta é, Eu devo usar o sample rate padrão 44.1Hz mesmo utilizando a interface externa nas confg citadas? E também se tanto na Interface de áudio Focusrite quanto no FLStudio devem estar igual valor de sample rate?
Olá Maciel,
Primeiramente, é bom tanto o FL quanto sua interface estarem com a mesma sample rate. Assim o que você escuta no FL é exatamente o que sai nos seus fones. Agora, sobre o valor do sample rate: 44.1 é o padrão universal. É extremamente difícil de se perceber mudança em sample rates maiores do que isso e acabam só causando um aumento na carga sobre o processador. Recomendo sempre deixar travado em 44.1Khz 😀
Bom saber, toda ajuda pra melhorar e aliviar o processador é muito bem vinda. Vou travar em 44.1Khz. Muito obrigado!
Só pra constar, às aulas são muito top, curtindo muito esse curso. Valeu!